março 02, 2011

Speaking: como melhorar seu desempenho

Hello, kids!
Hoje o Bond English fala de como você pode dar uma alavancada no Speaking!
Speaking in action

Fato: quando alguém se refere à uma pessoa que conhece tal língua, geralmente usam sentenças como "Fulano fala Inglês" ou "Ciclano é falante de Francês" e assim por diante. Ignorando que é possível ser, em certo nível, competente nas outras habilidades sem ser falante. É como se só Speaking fosse importante ou que todos devessem sabê-lo.

Vamos considerar exemplos bem simples. Como os jogadores de vídeo games conseguem completar objetivos sem ter estudado um outro idioma? Ou como uma artesã vende suas peças aos turistas? Ambos utilizam outros recursos. Claro, tentativa e erro inclusos! Mas poder de percepção é o forte aqui.

O que é e como funciona Speaking?
Speaking (comunicação oral) é a capacidade de expressar pensamento, através da fala. Quando a informação é processada e compreendida, o cérebro comanda a execução dos sons pelo aparelho fonador. Em outras palavras, você pensa no que vai dizer e ordena os órgãos do aparelho fonador a ficarem no formato adequado para gerarem sons e constituir palavras. Tudo isso acontece em milésimos de segundos.
Cantar é um ótimo exercício!

Também criar um roteiro com as falas que você deve dizer é algo de loteria! Afinal de contas, as línguas são dinâmicas, mutam constantemente. Mas é possível e altamente aconselhável, saber o que deve ser levado em consideração na hora de responder ou iniciar uma conversa.

1. Situação comunicativa
Essa figura de linguagem já ilustra essa explicação a algum tempo, mas é bastante esclarecedora: Comunicação é como uma roupa. Logo, é necessário analisar em que situação estamos a usar a língua. Se ela está no nível do formal ou do informal. Iremos nos pronunciar ao receber um prêmio, numa palestra, estamos em um jantar elegante ou vamos comprar pão, perguntar preço de um produto, pedir algo emprestado a um parente?

2. Intenção comunicativa
Avalie também o porque falar. Você quer convencer, justificar, divertir, conquistar, explicar, enganar ... Enfim, cada uma delas requer um modo de falar.

3. Com quem se fala
A quem você vai direcionar sua fala? Você vai falar com amigos, desconhecidos, jovens, idosos, colegas de trabalho, chefes, um grupo ...

4. Pronúncia
O importante não é soar como um estadunidense ou um britânico falando, mas sim que você seja compreendido. Existe muita discussão a respeito, preconceito e implicância! Tenha contato com o máximo de pronúncias de pessoas de origens diferentes. Você chega num padrão e executa a pronúncia de forma que a maioria vai entender.


Bom, a essa altura você já percebeu que essas dicas se referem ao antes do falar! Quanto ao que analisar quando você for se comunicar oralmente.
Acompanhe nosso blog para dicas mais específicas!

Well,
Espero que tenham gostado!
Bye 4 now!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!
Divida suas idéias e opiniões.
Nem todos pensam da mesma forma. Mas isso é que é legal!