fevereiro 16, 2011

Como escolher um bom dicionário

Hello, kids!!
Dessa vez, o Bond English traz para vocês os requisitos que devem constar em um bom dicionário. Assim como um novo amigo, você pode escolhê-lo por suas qualidades!
Sempre quis saber isso!

Quando você começa a estudar Inglês, uma ferramenta indispensável para seu progresso é o uso de associações e inferências para perceber o significado das palavras e compreender as sentenças. Mantenha esse comportamento o máximo que conseguir. Entretanto, nem sempre isso será possível. Você não deve ficar com dúvidas ou pior, aprender errado ou parcialmente. Daí a importância de poder confiar em um bom dicionário.

1. IPA
IPA é a sigla em inglês para Alfabeto Fonético Internacional (International Phonetic Alphabet). Ele foi convencionado para representar de forma gráfica (através de símbolos escritos) os sons das pronúncias de qualquer língua para descrevê-las e estudá-las. O Brasil possui seu próprio sistema de símbolos, mas difere muito pouco dele. 
  • Procure, na contracapa ou apêndice do dicionário, o IPA. Ele tem palavras em Português para você poder executar a pronúncia.
  • Folheie o dicionário. Ao lado de cada palavra, entre chaves ou colchetes, deve vir a pronúncia representada por esses símbolos.
Isso permite que você possa pronunicar uma palavra mesmo sem nunca tê-la ouvido.
2. Separação silábica e sílaba tônica
Outra característica que deve fazer parte de seu novo dicionário é a separação silábica e a marcação da sílaba tônica (a mais forte em pronúncia).
A maioria das palavras em língua inglesa tende a ter a pronúnica das primeiras sílabas mais forte, mas é necessário checar.
  • O modo como o dicionário mostra a marcação de sílaba tônica varia de edição para edição, podendo ser em negrito, sublinhado ou uma "bolinha". Porém, a forma mais comum é através do acento agudo (´).
3. Indicativo de classe gramatical
Muitas pessoas reclamam da "economia" da língua inglesa. Uma mesma palavra, sem tirar nem por, pode ser usada em outra sentença com sentido diferente. Vamos analisar a palavra "water" (água).
I need some water, please.(Preciso de um pouco de água, por favor) SUBSTANTIVO
I water my orchids in the mornings. (Eu rego minhas orquídeas pela manhã) VERBO
Sim é verdade! Mas veja isso como uma vantagem, não como dificuldade.
O que vai diferenciar é a pronúncia em muitos casos.

4. Emprego das palavras em expressões

Seu percurso para a fluência na língua inglesa passa pelo uso de expressões nas situações certas. Quanto mais você as usar, mais domínio vai ter.
Elas integram você à cultura do país, ampliando sua visão do idioma.
Estão incluídas as famosas phrasal verbs.

5. Devo ter dicionário Inglês/Português ou Inglês/Inglês?
Essa escolha depende do seu nível de Inglês atual.
Para iniciantes, é compreensível o uso de dicionários com entradas em Português para Inglês. Afinal de contas, você deve ter completo entendimento do que procura ou irá repetir seu erro, que é difícil de ser tirado depois. Mas, gradativamente vá trocando seu dicionário por um com entradas Inglês/Inglês. 
Dessa forma você trabalha algo muito importante que é como definir algo em Inglês.

6. Apêndice
Não temos um modelo padrão de apêndice com todos os itens que devem estar presentes. Eles variam entre as edições. Mas temos itens desejáveis como nacionalidades, pesos e medidas, lista de verbos irregulares. O que vier além disso está ótimo!
O apêndice reuni informações em grupos, agilizando a consulta em alguns casos.

Well, (bem)
Espero que tenham gostado das dicas.
Não compre qualquer dicionário.

Bye 4 now!
Sweet!






Um comentário:

  1. Bom,gostaria de saber como escolher um bom dicionário portugues, não em inglês. é um trabalho de escola. obrigada pela atenção !

    ResponderExcluir

Comente!
Divida suas idéias e opiniões.
Nem todos pensam da mesma forma. Mas isso é que é legal!